A TEORIA DO OVO
A Teoria do Ovo nasceu da necessidade de simplificar o estudo de uma metodologia que procura explorar a dicotomia da relação causa e efeito entre as partes e também para referenciar dimensões que estão em escalas muito diferentes, porém de algum modo podem se replicar, reproduzir ou recombinar. Reciclar?!
O Ovo é constituído de duas partes cada uma com a sua finalidade. A função da gema é trazer o material genético necessário para a criação daquele "ser", "fenômeno" ou "objeto" a ser estudado, é o conhecimento, é a mente, a mente de colméia.
A clara é a parte que envolve, protege e nutre aquela gema, como uma placenta sustenta o feto.
A gema é o núcleo (nuclear) e a clara que é o envólucro (periférico).
A clara é a parte que envolve, protege e nutre aquela gema, como uma placenta sustenta o feto.
A gema é o núcleo (nuclear) e a clara que é o envólucro (periférico).
Levando esta lógica para outras análises, temos de maneira análoga outras reproduções similares, as quais podemos comparar ao ovo.
Por exemplo, na informática, temos o hardware que é a parte física, as placas mães, os transistores, os chips e as placas de silício.
Já os softwares são os programas que decodificam os impulsos elétricos em linguagem binária.
A linguagem de computador que nasceu do sistema binário, se sofisticou e derivou em outras linguagens. O software gerencia através das linhas de programação, enquanto o hardware executa uma ação, ele responde aos comandos dos códigos, seja através do processamento de dados, sejam em ações físicas.
Logo podemos dizer que o HARDWARE é o processador dos dados, ele é o suporte do software. No corpo humano seria o cérebro, a massa encefálica.
Já o SOFTWARE é o "driver", é o gerenciador do hardware, envolve linguagem, códigos, conteúdo. No corpo humano seria a abstração, o pensamento, as sinápses cerebrais.
O primeiro é tangível/material e o segundo é intangível/imaterial.
Já pensando na FORMA como a coisa material, o suporte, a infraestrutura, o explícito, o objetivo.
Por sua vez, o CONTEÚDO é o significado, a simbologia, a linguagem, o tácito, o subjetivo.
Então podemos dizer que a GOVERNANÇA é o cérebro, é a inteligência que governa uma população, já a DEMOGRAFIA é o corpo, é o resultado da reprodução humana, agrupamentos humanos, a somatória dos habitantes distribuídos pelo planeta terra. Dentro deste balaio geopolítico temos muitas crises e guerras.
Precisamos alimentar uma população de 7BI é um desafio progressivo mundial. Vamos ter que revolucionar a maneira como se produz, como se transporta, como se hospeda, como se acolhe 7BI no planeta azul chamado terra.
Precisamos alimentar uma população de 7BI é um desafio progressivo mundial. Vamos ter que revolucionar a maneira como se produz, como se transporta, como se hospeda, como se acolhe 7BI no planeta azul chamado terra.
A complexidade demográfica de 7 bilhões pessoas, o modelo de governança sofrerá uma mudança radical, cenário disruptivo, pois haverá descentralização em camadas de mídia > econômico > poder > político, nos aproximaremos do modelo de formigueiro, que vai horizontalizar a topografia, criar organizações em rede, vai-se fortalecer as pontas, haverá empoderamento do cidadão / consumidor. Será chamada de GOVERNANÇA 3.0.
Do mesmo modo a MORAL é coletiva, permeia a sociedade por meio das tradições e costumes enquanto a ÉTICA é individual, ideal e ótima para cada cidadão. Portanto a ÉTICA é filosófica e a MORAL é cultural.
Da mesma forma quando falamos de genética (GENE) que é o seu objeto de estudo, é a menor parte onde traz as informações hereditárias - DNA.
Por outro lado, a memética (MEME) é o objeto de estudo da cultura, transmitido via imitação, é a menor parte da unidade de cultura.
O conhecimento TÁCITO é a experiencia, a sensação, vivência, impressão subjetiva.
O conhecimento EXPLÍCITO é a coisa objetiva é a ideia materializada, desenhada, escrita, documentada de alguma forma.
Outro exemplo, a FILOSOFIA seria um conteúdo, um conceito, um meme, já a CULTURA seria o gene, onde acontece as diversas manifestações de expressão humana e que é perpetuado por diferentes gerações.
Num Mundo 3.0 que é hiperconectado, a aproximação entre estranhos será maior, por meio de aplicativos, mídias sociais e a tecnologia móvel. Seja para quaisquer finalidades, sexo, comércio, comunicação, educação, eventos, cerimônias e fins sociais.
Esta topografia mais achatada, organizada em rede, migrando de organogramas hierárquicos, piramidais para outros mais horizontais multicentralizados, pois nascem outros novos centros.
A verdadeira organização em rede é completamente distribuída.
A memória de todas as TECNOLOGIAS é TECNOLOGIA COGNITIVA.
A TECNOLOGIA COGNITIVA permite governar as TECNOLOGIAS e colocá-las para funcionar.
Assim como existe o CENTRO, a gema, o núcleo, existe também a MARGEM, a periferia, a órbita, a clara do ovo.
Deixando claro que estamos trabalhando com a representação gráfica do ovo, e não necessariamente com o ovo biológico.
O objetivo é entender que para toda e qualquer parafernália funcionar é preciso ter uma inteligência por trás, uma linguagem, um conceito ou conhecimento que irá gerenciar o periférico.
Já nas margens, na periferia é onde tudo acontece, é o palco do teatro, é onde tudo envolve e onde os fenômenos se manifestam.
Representação da Teoria do Ovo:
Felipe Santos (2015)
Os posts serão sempre revisados e estão em VERSÃO BETA. De acordo com a COMBINAÇÃO de conhecimentos entre os autores estudados, o texto poderá ser modificado, incrementado ou até substituído. Estamos na primeira versão. (V.1.0) "Publicar para filtrar" "Pensamos porque falamos"
Após uma revisão filosófica mais aprofundada e a organização dos conhecimentos em repositórios, datacenters, nuvens computacionais, serão formuladas teorias e metodologias afim de provocar a inovação radical e a superação das crises e dos sofrimentos humanos.
Comentários
Postar um comentário