NeuroMarketing

T3ponto0

O NeuroMarketing é o encontro de dois maravilhosos ecossistemas a neurociência e o marketing.

Para ficar mais fácil entendermos vamos explicar o funcionamento do cérebro através de arquétipos que vão representar três diferentes mentes.

Old Brain - que é o cérebro repetiliano, formado desde épocas remotas. 
O arquétipo dele é o Macaco, que reage a situações de luta, sobrevivência, fuga, fome, medo, estresse, sono, necessidades fisiológicas.

Middle Brain - que é o cérebro emocional que funciona quando existe fortes laços emocionais, representado pela Princesa.

New Brain - que é o cérebro mais crítico, analítico e calculista, no neo-cortex é que ativado na inteligência lógico-matemática, representada pelo Einstein.

Os três arquétipos propostos por Peruzzo: o Macaco (old brain), a Princesa (midle brain), o Einstein (new brain).

No seu livro "As Mentes do Neuromarketing" ele conta através deste personagens como funciona o cérebro humano em diversas situações diferentes, por exemplo, numa situação de risco ou urgência é o Macaco que vai prevalecer. Num momento familiar e amoroso a Princesa aflora e as pessoas se emocionam. Quando é o Einstein ele analisa a situação, planeja e executa cálculos e tarefas mais complexas. 


Atividade cerebral em determinadas regiões estão ligadas aos estímulos pelo qual somos expostos. O cortex pré-frontal é a região do raciocínio lógico. 

Estudos revelam que o cérebro humano corresponde a 15 mil computadores no que se refere a inteligência lógica-matemática. Já as pessoas mais auditivas, que são estimuladas pelos sons, músicas, "jingles", são ativadas no lobo temporal. Howard Gardner estudioso da neurociência e teórico das sete inteligências múltiplas: inteligência linguística, inteligência logico/matemática, inteligência musical, inteligência visual/espacial, inteligência corporal/cinestésica, inteligência naturalista, inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal e  inteligência existencialista/filosófica, cada um tem alguma destas mais desenvolvidas que as outras. Tem também aqueles gênios de determinadas inteligências que são marcantes, como Pelé que é mestre na inteligência corporal, Albert Eistein que era genial na inteligência matemática, Beethoven na inteligência musical e Charles Darwin na inteligência naturalista. Elas atuam em diferentes regiões no cérebro, para apresentar melhor este conceito, veja a representação abaixo:



Voltando ao Peruzzo, temos o Macaco (modo sobrevivênacia: alimento, sexo, fuga, medo), a Princesa (emoção / sentimentos) e o Eistein (razão / analítico / crítico / decisão).


As mentes brigam o tempo todo entre elas, para ver quem predomina. Dependendo da ação ou do contexto uma delas vai tomar partido. 

Saiba mais sobre os personagens criados por Prof. Marcelo Peruzzo: 





Os posts serão sempre revisados e estão em VERSÃO BETA. De acordo com a COMBINAÇÃO de conhecimentos entre os autores estudados, o texto poderá ser modificado, incrementado ou até substituído. Estamos na primeira versão. (V.1.0) "Publicar para filtrar" "Pensamos porque falamos"

Após uma revisão filosófica mais aprofundada e a organização dos conhecimentos em repositórios, datacenters, nuvens computacionais, serão formuladas teorias e metodologias afim de provocar a inovação radical e a superação das crises e dos sofrimentos humanos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Postado Especial de Permacultura - Special Post of Permaculture

Pétala - Economia e Finanças