Apocalipse Zumbi
T3ponto0
O Apocalipse Zumbi é um cenário fictício que foi desenhado pela literatura de terror e ficção científica em que o mundo é tomado por seres humanos que foram infectados por algum vírus, contaminação radioativa e afins. Existem cenários atuais muito próximos do que foram imaginados na ficção. Por exemplo, as multidões de dependentes químicos nos grandes centros urbanos vítimas do crack. São mortos vivos ignorados pela sociedade que assiste à podridão da janela do apartamento.
Outra hipótese para seria um cenário onde houvesse uma profunda crise ambiental, energética que destruísse a economia mundial como nós a conhecemos hoje, trazendo disputas canibalísticas entre os humanos, guerra pela água mineral, disputa por alimento e remédio de maneira global e desenfreada.
Enfim, não faltariam motivos para que houvesse uma mortandade em massa da civilização e a chegada de uma verdadeira horda de sanguinários e grupos de corpos degradados sem domínio sobre seus instintos de selvageria. Possessos de energia destrutiva, antropofagia humana, tóxicos, contaminantes, radioatividade.
Enfim, não faltariam motivos para que houvesse uma mortandade em massa da civilização e a chegada de uma verdadeira horda de sanguinários e grupos de corpos degradados sem domínio sobre seus instintos de selvageria. Possessos de energia destrutiva, antropofagia humana, tóxicos, contaminantes, radioatividade.
Mas deixando um pouco as brincadeiras de lado, podemos dizer que zumbis existem?
Pode até não existir na concepção idealizada pela literatura ou pelo cinema mas há possibilidade de uma pessoa passar a ter comportamentos muitos próximos a de um zumbi ou sofrer convulções, os males do abuso de drogas, promiscuidade e autodestruição.
Um protozoário chamado de Toxoplasma Gondii que para ter o ciclo de vida até o fim faz dos seus hospedeiros verdadeiros zumbis. Funciona assim: os roedores que foram tomados por ele ficam a mercê de um predador, por exemplo um gato. O protozoário modifica o padrão cerebral do rato (hospedeiro intermediário) para que o gato possa comê-lo, ou seja, o roedor observa passivo o próprio fim para que o protozoário possa infectar o gato (hospedeiro definitivo) e perpetuar seu ciclo de vida ao máximo.
Já os humanos podem ser infectados por ele através da ingestão de carne crua e fezes destes animais. O cérebro modificado do rato sente um enorme prazer (sistema de recompensa) ao sentir o cheiro da urina do gato e é atraído para a morte. Existem pesquisas que associam a presença do protozoário no organismo humano com suicídios.
Existem comportamentos autodestrutivos que fazem populações inteiras zumbis, que são uso de substâncias como crack, krocodil - que faz a pele ficar esverdeada, contaminações químicas e patológicas.
Veja o vídeo de uma mulher com cara de zumbi sob efeito de krocodil.
Após uma revisão filosófica mais aprofundada e a organização dos conhecimentos em repositórios, datacenters, nuvens computacionais, serão formuladas teorias e metodologias afim de provocar a inovação radical e a superação das crises e dos sofrimentos humanos.
Comentários
Postar um comentário