Nave Mãe - Revisado - 17/07/15
T3ponto0
(REVISADO) 29/01/2015, Vitória/ES
Quando se fala em transição, falamos de um processo que inicia do presente e termina em um tempo futuro que será planejado de forma que a sociedade possa migrar sua matriz energética para economias de baixa demanda energética, com baixas emissões de carbono e investimentos em energias verdes, como biomassa, solar e eólica.
Estamos vivendo um momento muito peculiar na história, saindo de uma ERA de contração cognitiva para expansão cognitiva em termos de comunicação e complexidade demográfica e informacional, e não só isso, estamos numa transição planetária, época de mudanças climáticas, crises hídricas e energéticas e pico do petróleo - crise ambiental em escala global.
Sabemos que exitem cenários possíveis para humanidade que podem ser tanto catastróficos quanto de oportunidades de câmbio conceitual do seu "modos vivendi". Racionamento frequente dos recursos como a água e energia elétrica.
Desastres ecológicos, contaminação por radiação no mar do Japão, fungos que se alimentam de radiação que vivem dentro dos "bunkers" construídos para isolar o local contaminado pela radioatividade da explosão na usina nuclear Chernobil da Ucrânia, contaminação por arsênico na cidade de Paracatú em Minas Gerais, sendo a maior contaminação brasileira que deixo um rastro de mortes e pessoas com câncer.
Hoje o que vemos no Brasil, é o cenário marrom predominar, porém com declínio de energia (hidroelétricas) na crise hídrica tendemos a mudar para o cenário vermelho, ou seja, da economia marrom brasileira para o cenário Mad Max, o caos se estabelece, ficar sem água será muito mais complicado viver, haverá êxodos de regiões que desertificaram. Luta pela vida. Modo sobrevivência.
Vamos colocar algumas representações para poder imaginar estes. Na primeira representação serão quatro quadrantes (cenários) de diferentes cores: marrom, verde, azul e vermelho.
Cor Marrom: (Governo Brasileiro)
Tecnologia Marrom: Lento Declínio Energético, Rápida Mudança Climática
Será um cenário altamente tecnológico e corporativista com foco em eletrificação e com investimentos altos em segurança e monitoramento meteorológico. Corrupção e extrativismo ao extremo.
Cor Verde: (Resilientes)
Tecnologia Verde: Lento Declínio Energético, Lenta Mudança Climática
Será o cenário mais benigno, com matrizes energéticas mais diversas e mais distribuída. Descentralização, ecovilas, resilientes.
Cor Azul: (Permacultura)
Cuidadores da Terra: Rápido Declínio Energético, Lenta Mudança Climática
Focado na permacultura, que será uma resposta criativa a este cenário, pois tende a migrar da economia do alto carbono, para uma economia com baixo carbono, pegada ecológica menor possível, com decréscimo de energia.
Cor Vermelha: (Mad Max)
Bote salva-vidas: Rápido Declínio Energético, Rápida Mudança Climática
Será o colapso, cenários decadentes, de abandono dos sistemas produtivos devido à crise ambiental, perda de lavouras e de animais, luta pela vida, sobrevivência, guerras e conflitos.
Para alguns autores da literatura e do cinema será a catástrofe da humanidade. A escassez de energia e as rápidas mudanças climáticas que vão afetar a produção de alimento (agricultura). As fontes de água secaram e haverá êxodo.
Após uma revisão filosófica mais aprofundada e a organização dos conhecimentos em repositórios, datacenters, nuvens computacionais, serão formuladas teorias e metodologias afim de provocar a inovação radical e a superação das crises e dos sofrimentos humanos.
Comentários
Postar um comentário