Memes

T3ponto0


Muita gente acha que memes são aquelas figuras engraçadas de caricaturas que proliferam como virais na internet, geralmente satirizando alguém ou alguma coisa, no entanto, os memes são muito mais importantes e poderosos do que imaginamos. Somos bombardeados de memes a todo instante, eles podem ser visuais, auditivos, sensacionalista, dramático, autoritário, subliminar, midiático, teatral, boca a boca, etc.


Assim como os genes advém da genética, os memes são objetos de estudo da memética.

"O conceito de meme foi citado pela primeira vez, em 1976, por Richard Dawkins, em seu livro O gene egoísta." 

"Trata-se de uma unidade de cultura, um comportamento ou uma ideia que pode ser passada de pessoa para pessoa e de geração para geração, pela imitação."

"Esses conjuntos complexos de memes podem ser representados pelas ideologias políticas, crenças religiosas, paradigmas e teorias científicas, cultura empresarial, família e principalmente pela mídia."

Tudo que aprendemos por meio da imitação é um meme. Como o cérebro humano por mais fantástico que ele seja, ele tem suas limitações e os memes são altamente competitivos entre si, disputando espaço em sua mente. O cérebro sempre gosta da novidade, por isso costuma abandonar as próprias idéias para privilegiar ideias alheias.
"Nem sempre o melhor meme é o que vence e o que se multiplica por mentes do mundo todo. Aliás, os memes mais poderosos são os mais prejudiciais ao ser humano, pois foram criados com o intuito de favorecer um terceiro e não você."
Alguns exemplos de memes, os mais comuns são: tendências em moda, comportamento, alimentação, decoração, cerimônias, costumes, arte, arquitetura, engenharia, tecnologia, melodias,  ideias, slogans, alfabeto, religião, mitologia, cinema, pintura, fotografia, etc.

Sabendo que tudo que se replica, mediante imitação ativa os neurônios espelhos, que são neurônios que processam a realidade-espelho dos memes difundidos pelas instituições ao longo da vida do indivíduo. Depois de incorporados à moral, aos costumes, as hierarquias, etiquetas, as cerimônias e os ritos - torna-se a cultura daquele povo ou etnia.

É o que define o senso comum em determinada sociedade, moral, costumes e condutas aceitas pela sociedade. Uma nova cultura nasce da (re)combinação destes elementos.
.

Os posts serão sempre revisados e estão em VERSÃO BETA. De acordo com a COMBINAÇÃO de conhecimentos entre os autores estudados, o texto poderá ser modificado, incrementado ou até substituído. Estamos na primeira versão. (V.1.0) "Publicar para filtrar" "Pensamos porque falamos"

Após uma revisão filosófica mais aprofundada e a organização dos conhecimentos em repositórios, datacenters, nuvens computacionais, serão formuladas teorias e metodologias afim de provocar a inovação radical e a superação das crises e dos sofrimentos humanos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Postado Especial de Permacultura - Special Post of Permaculture

NeuroMarketing

Pétala - Economia e Finanças